Uma casa sem vizinhos e com uma vista panorâmica para a mata e o horizonte.
Essa é a Casa Jolie, um projeto que contempla fluidez e amplitude.
Os principais desafios para esse projeto foram:
Aproveitar a vista panorâmica para a paisagem;
Trabalhar com um terreno extremamente inclinado, com 13 metros de caimento;
Otimizar a área da casa para uma área construída com menos de 200m².
Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:
A casa foi disposta de forma a acompanhar o caimento do terreno, para que não precisássemos movimentar tanto o terreno. Seguindo esse mesmo raciocínio e buscando, também, aproveitar as vistas, distribuímos os ambientes de forma bem linearizada. Isso tudo foi possível graças ao fato de o terreno contar com uma largura de frente generosa. E o resultado foi uma casa bem comprida, com uma fachada que apresenta sua imponência de forma bem horizontalizada.
Trabalhamos a largura da casa para avançar o menos possível no terreno, mantendo uma menor diferença entre os níveis, para movimentarmos o menos possível o terreno. Para isso, os nossos clientes foram bastante abertos à ideia de passarmos para a parte debaixo da casa os seguintes ambientes: área gourmet, escritório e área de serviço. Ali embaixo também criamos um jardim de sombra, com algumas forrações de plantas resistentes a essa condição.
Quer fazer uma consultoria para os seus ambientes? Então vem aqui! https://wa.me/5561982026679
A área gourmet dá acesso ao deque da jacuzzi, de onde podemos apreciar a vista panorâmica para a mata. Voltando para cima, podemos acessar a casa através de um deque superior, que funciona como uma extensão livre e multifuncional da sala, com um simples anteparo de metal para proteção solar.
Vamos, então, para a parte de cima da casa, que é a dita parte térrea, mais ao nível da rua.
A partir da fachada principal da casa, toda a parte que fica embaixo é escondida. Temos a opção de acessar toda essa parte debaixo através de uma escada lateral. Ao seguirmos em frente, somos levemente protegidos por um pergolado e podemos entrar pela porta principal, um arranjo em madeira e vidro. Alguns degraus largos dão ainda mais charme à entrada da casa.
Ao entrarmos na casa, logo nos abrimos à visão panorâmica da mata, que conseguimos com as grandes aberturas tanto na frente da sala, quanto pela lateral. A cozinha, totalmente integrada à sala, reforça ainda mais a amplitude dessa área social. E as varandas são um convite à contemplação da paisagem enquanto sentimos o ar fresco.
Seguindo para a área íntima, temos dois quartos com vista para a mata, antes de chegarmos à suíte máster. Na suíte máster, assim como na sala, também utilizamos abertura frontal e lateral. Atendendo ao pedido dos clientes de ter uma varanda na suíte máster, criamos uma pequena varanda. Essa varanda não poderia se estender muito, de forma a não consumir muita área. Por isso, ela se encaixou de forma especial entre o banheiro e o quarto. Assim, surgiu esse espaço perfeito para um café-da-manhã.
A sutileza e leveza dos materiais que utilizamos mostram que a extravagância é dispensável quando criamos espaços nos quais é possível viver o que mais importa: família reunida na sala, brisa suave no rosto, descanso para a mente, com uma paisagem que faz com que a liberdade, o infinito e o eterno estejam mais próximos de nós.
Comments