A tarefa de montar uma mesa posta para a sua ceia de Natal pode ficar mais simples com as dicas que daremos a seguir. Essa pode parecer uma tarefa complicada, mas você pode montar uma linda mesa com dedicação e um pouco de cuidado.
Nesse post, ajudaremos você a pensar sobre o preparo da sua mesa posta, para deixar sua mesa natalina bastante receptiva e acolhedora para essa data especial.
Vamos começar mostrando princípios básicos antes de começar a montar uma mesa posta, depois falaremos sobre alguns estilos e, finalmente, falaremos sobre os itens da sua mesa de Natal. Afinal, antes de iniciar a arrumação de toda mesa posta, é preciso observar duas coisas: a ambientação geral e o estilo.
Tudo isso com algumas referências e inspirações que selecionamos.
Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:
E se você deseja saber mais sobre Mesa Posta, pode adquirir aqui o livro
PRINCÍPIOS BÁSICOS
A ambientação geral: é preciso verificar se o ambiente está confortável para recepcionar os seus convidados, pois não podemos deixar essa estrutura básica para a última hora:
Você precisa fazer alguma coisa para deixar a iluminação da sua mesa mais aconchegante? Talvez seja uma boa ideia trocar a luminária, até mesmo aproveitando alguma outra que você já tenha em casa.
A iluminação da sua mesa está muito forte, criando muitos reflexos nos talheres?
Aqui vai a primeira dica: a iluminação ideal para a mesa posta é feita com uma lâmpada dicróica, pois ela reproduz melhor as cores. Assim, o seu prato fica bem mais bonito e apetitoso.
Seus móveis e seu espaço comportam o número de convidados que você vai receber? Se for preciso fazer uma adaptação, é melhor pensar nisso desde já.
Você precisa de um buffet? Ou a mesa já será suficiente para servir os convidados?
Você vai usar cortinas, tapetes e almofadas? Veja se esses itens estão disponíveis, limpos e em harmonia entre si.
Também lembramos da climatização do seu ambiente: você vai resfriar o local? Ou disponibilizar mantas para os seus convidados?
ESTILOS DE MESAS NATALINAS
É importante definir como será sua decoração, antes mesmo de iniciar o processo de arrumação da mesa natalina. Aqui estão quatro ideias de estilos para a sua mesa de Natal:
Clássica:
Essa é uma mesa tradicional, com bases neutras, mas com muitos detalhes dourados, talvez prateados, e vermelhos. Se você for utilizar outras cores, sugerimos que sejam discretas, sem muitas estampas e com tons bem parecidos.
Essa é a mesa ideal para você usar e abusar dos seus jogos de jantar e cristais que estão guardados esperando ocasiões especiais.
Na mesa clássica, arranjos de folhas e flores são muito bem-vindos, e as velas são itens obrigatórios.
Rústica:
A mesa rústica tem em sua decoração muitos elementos naturais, como folhagens, flores, frutas e madeira. As estampas de natureza, xadrez ou bordados combinam bem.
É interessante que as cores estejam em harmonia com os itens naturais utilizados na decoração, evitando utilizar cores muito diferentes das estampas e cores muito artificiais.
Essa mesa é ideal para quem tem móveis de madeira rústica ou quando o jantar acontece em contato com o jardim.
Se optar pela mesa rústica, você pode usar tudo o que encontrar no jardim para decorar sua mesa.
Divertida:
Essa mesa é mais despojada e informal. Você pode usar dois caminhos: uma base mais colorida e itens mais neutros; uma base mais neutra e itens mais coloridos. Pense em uma forma de não deixar a mesa muito carregada nem muito sem graça.
Sugerimos utilizar de 3 a 4 cores bem diferentes entre si. As estampas são bem-vindas e também entram nessa conta.
Essa mesa é ideal para quem não possui muita combinação entre os jogos e os itens de mesa e para quem deseja extravasar sua criatividade.
Na decoração, aparecem itens inusitados, fofos ou até mesmo infantis.
Minimalista:
A mesa de natal minimalista puxa todo o destaque para a essência dessa data especial, dispensando muitos detalhes e evitando elementos que chamem muita atenção. Você pode utilizar apenas cores neutras, mas também pode acrescentar pontos coloridos de uma ou duas cores. Isso vale para toda a sua decoração, não apenas na mesa, para não deixar a impressão de improviso.
Essa mesa é uma ótima ideia para quem deseja dar mais destaque às conversas e brincadeiras, e também para quem não possui muito tempo para pensar em todos os arranjos ou não deseja arriscar.
Mas não se engane: é importante pensar nos itens que ficarão em destaque, pois é o que mais chamará atenção na sua decoração.
Use bastante vidro e metais claros, para deixar tudo bem leve.
Agora que falamos sobre os princípios básicos e você já deve ter escolhido o estilo da sua mesa de Natal, podemos passar para os itens de composição da mesa.
Antes de prosseguir para os itens, temos uma dica: Procure usar o mesmo material para cada grupo de itens, por exemplo: se irá utilizar pratos de vidro, use apenas vidro; se irá utilizar bandejas de metal, utilize apenas metal; e assim por diante.
ITENS DA MESA NATALINA
TOALHAS:
Usar toalhas é opcional, mas tem uma grande vantagem: elas protegem o móvel de pequenos acidentes com os comes e bebes durante a ceia. Além disso, as toalhas podem trazer um charme e aconchego para a sua mesa.
As cores e os padrões da toalha variam de acordo com o estilo que você quer utilizar. Ao optar por uma mesa rústica, você deve usar toalhas mais discretas, para destacar a madeira.
De toda forma, considere uma distância mínima de 60 cm entre os pratos, para que seus convidados fiquem confortáveis durante a refeição.
PRATOS E SOUSPLAT:
Depois de ter definido as toalhas, os próximos itens que você irá colocar na mesa são o sousplat e os pratos.
O sousplat é a base para os pratos, por isso deve ser mantido durante toda a ceia. Ele serve para proteger a mesa do calor dos pratos, além de deixar a mesa mais preenchida e elegante.
Uma boa opção pode ser o aluguel dessas peças, que vai te permitir escolher diferentes peças para outras ocasiões.
TALHERES:
A organização dos talheres é feita da seguinte maneira:
Facas e colheres de sopa ficam à direita, garfos ficam à esquerda, e talheres de sobremesa ficam acima;
A ordem dos talheres segue a ordem de uso, de fora para dentro;
E as lâminas devem estar voltadas para o prato.
Você pode fazer alguns ajustes para adaptar a organização à sua ceia.
TAÇAS:
As taças devem ficar à direita, na seguinte ordem: A taça mais próxima do prato é a da água, depois vem a taça de vinho tinto, e depois a de vinho branco.
O ideal é que também fiquem em ordem de tamanho.
Você pode utilizar copos, respeitando essas regras de organização e com uma estética parecida com a das taças.
GUARDANAPOS:
O guardanapo é o último item de composição individual da mesa. Ele deve ficar à esquerda ou em cima do prato.
Caso você não tenha guardanapos de pano, pode alugar junto com o sousplat; mas, como a ceia de Natal geralmente se trata de uma comemoração mais familiar, não há problemas em utilizar guardanapos de papel.
CENTROS DE MESA E DECORAÇÃO:
As peças centrais de mesa, como bandejas, tigelas e potes etc, devem ser colocadas de forma a dar mais vida aos enfeites e frutos.
Toda a extensão da sua mesa de Natal deve conter enfeites, deixando a distribuição mais harmônica.
Você pode rechear tigelas de cristal com bolas natalinas, utilizar folhagens e frutas nas bandejas, ou festões por toda a mesa. Essa é a hora de deixar sua criatividade fluir, observando o estilo que te ajudamos a escolher no começo do post.
Se você gostou dessas dicas ou tem alguma ideia de mesa de Natal, compartilhe com a gente através dos comentários!
Feliz Natal para você e sua família!
Comments