Quais são as atribuições dos arquitetos? Essa é uma dúvida que alcança muitas pessoas.
Esse é um assunto muito amplo, por isso vamos simplificá-lo aqui.
Frequentemente, essa profissão é confundida com a dos engenheiros, designers de interiores e decoradores.
Ao comparar as grades curriculares desses cursos, conclui-se que o arquiteto é o único profissional habilitado a realizar projetos arquitetônicos e urbanísticos. Podem também, a depender de seu tamanho e complexidade, realizar projetos paisagísticos, estruturais, decorativos e de instalações, além de coordenar obras.
A profissão do arquiteto é bastante humana. E isso não deve ser reduzido a “pensar na beleza”. Cabe aos arquitetos o papel de compreender as necessidades dos indivíduos e das comunidades, em suas diversas variáveis, que são a relação entre o ser humano e o espaço, em todas as escalas — como se costuma dizer, da cidade à cadeira. Portanto, o que um arquiteto, de fato, faz em seu trabalho no dia-a-dia vai depender de escalas e/ou de disciplinas, concebendo espaços e elementos, como o da lista abaixo:
Casas, lojas, edifícios dos mais variados;
Clubes, resorts ou até espaços de navios;
Pontes, igrejas, estádios e outros monumentos;
Jardins, praças e parques;
Condomínios, bairros e cidades;
Interiores e decoração;
Mobiliários residenciais e urbanos.
Considerando toda essa abrangência de tipos de projeto, é claro que muitas delas demandam um projeto feito em equipe, incluindo engenheiros e paisagistas, por exemplo.
O que diferencia a arquitetura das demais profissões é, sobretudo, seu caráter generalista, que a capacita a enxergar o projeto e concebê-lo à luz dos diversos aspectos, incluindo funcionalidade, estética, conforto e técnica. Por isso, o arquiteto é o profissional mais indicado para supervisionar e compatibilizar todos os projetos envolvidos na construção de uma residência.
Justamente por essa característica global, o arquiteto deve ser o primeiro profissional a ser contratado para iniciar qualquer projeto. Na realidade, uma dica para quem está pensando em construir é envolver o arquiteto no processo antes mesmo de contatar o corretor. Alguns arquitetos podem auxiliar na escolha do melhor terreno para você. E, por seu leque de atuação ser muito vasto, o quanto antes você incluir o arquiteto, maior será a afinidade de vocês e melhor será a compreensão dele sobre suas necessidades. O escritório Numen - Arquitetura, por exemplo, realiza esse tipo de visita aos terrenos e os analisa sob diversas condições.
Além da atividade de projeto, os arquitetos também podem fazer execuções de obra, vistorias de obra, acompanhamentos de obra, gestão de projetos e consultorias.
Saiba que também publicamos este conteúdo em formato de vídeo:
Quem quiser se aprofundar sobre as atividades desenvolvidas pelos arquitetos pode acessar: