Ao selecionar um terreno para construção de uma casa, certos cuidados são essenciais. Afinal, a compra desse imóvel representa um marco significativo na sua vida. É uma escolha definidora para a alocação do seu patrimônio e para a vida da sua família.
Uma reflexão que passa despercebida muitas vezes nesse momento é que o terreno, com todas as suas potencialidades e desafios, terá um grande impacto sobre o projeto da sua casa. Por isso, é crucial ser meticuloso e atento a diversos aspectos na hora de escolher o terreno ideal.
Pensando nisso, compartilharemos algumas dicas para ajudar você a fazer uma boa escolha entre as opções de lote à venda no Condomínio Reserva Santa Mônica, em Brasília.
O Residencial Santa Mônica:
O Residencial Santa Monica é um empreendimento 100% regularizado, pronto para construção e localizado em uma reserva ecológica. Com 713 lotes de 1.000 m², em uma área total de 1.500.000 m², oferece qualidade de vida e contato com a natureza.
O condomínio conta com um clube social, amplas áreas de lazer, infraestrutura completa e segurança 24 horas. As opções de lazer incluem piscinas, quadras esportivas, salão social e áreas verdes, garantindo um ambiente confortável para a família.
Muita gente ainda não sabe, mas ter a assessoria de um escritório de arquitetura
faz toda a diferença na hora de escolher o terreno que definirá o seu projeto.
Somos um escritório de arquitetura em Brasília que oferece essa assessoria.
Quer fazer uma consultoria para escolher o seu lote?
Então vem aqui! 👇
Vamos às dicas!
1) Localização:
O Condomínio Santa Mônica é dividido em porções chamadas de parques. Cada parque possui um tema relacionado à natureza, como o Parque dos Pássaros.
Dentro de cada parque, temos as ruas, chamadas de alamedas ou travessas. Por exemplo, há a Alameda dos Beija-Flores, no Parque dos Pássaros.
É comum aos moradores se referir a Parte Alta ou Parte Baixa do Condomínio Santa Mônica, baseados no relevo, tendo como referência a área de convivência e portaria.
As características dos lotes mudam pouco em função dessas localizações macro. Mas, podemos dizer que o clima da parte baixa é significativamente mais frio, enquanto na parte alta há maior amplitude visual, em geral.
Também vale observar áreas de lazer espalhadas pelo condomínio, como um mirante ou uma quadra de tênis, que não ficam no complexo central de lazer. Isso pode ser interessante de se reparar caso você deseje ter algum elemento de lazer como esse próximo à sua futura casa.
2) Formato do terreno:
De forma bem geral, os lotes do Condomínio Santa Mônica possuem cerca de 1.000 m², sendo que alguns possuem ainda uma Área de Preservação Ambiental.
Geralmente, essa área é distribuída em terrenos de forma bem comprida, de aproximadamente 20 metros de largura por 50 metros de comprimento.
Como podemos ver no mapa acima, os formatos de terreno podem ser diferentes do padrão mencionado, mas não possuem uma grande variação.
Outra informação relevante que podemos trazer aqui é que alguns lotes do Santa Mônica são vazados, ou seja, possuem acesso pela frente e pelos fundos.
A peculiaridade dos terrenos no Santa Mônica estão mais relacionadas à topografia, da qual falaremos a seguir.
3) Inclinação do lote:
Por se tratar de uma região com muita presença de áreas naturais e vegetação natural, a inclinação dos lotes no Condomínio Santa Mônica é um fator importante de se observar para quem deseja iniciar uma nova construção.
No Condomínio Santa Mônica, é possível encontrar alguns lotes com pouco caimento, mas em geral são lotes com considerável declive ou aclive.
Um lote em aclive sobe em direção à rua, enquanto um lote em declive desce. Ambos apresentam seus desafios com relação ao aproveitamento de vistas, fundação, muros de contenção de terra, acesso, etc.
Se você deseja ter uma ideia de como lidar com a declividade do terreno, assista o vídeo a seguir, sobre "que projeto fazer em um lote inclinado":
Uma grande observação:
Em Brasília, as normas de restrição de altura para residência podem ser um ponto relevante na implantação da casa no terreno. Alguns condomínios regulamentam que a altura máxima permitida para a construção deve ser medida com relação à rua, enquanto outros condomínios regulamentam que essa altura deve ser medida com relação à construção em si.
Por isso, se você deseja adquirir um terreno no Condomínio Santa Mônica, consulte um escritório de arquitetura em Brasília especialista em casas de alto padrão para entender melhor essa questão.
4) Área verde:
Por ser uma área de grande extensão, o Condomínio Santa Mônica apresenta diversas formas de interagir com a natureza, sendo que os limites do condomínio possuem uma área de preservação. Por isso, ao escolher morar no Condomínio Santa Mônica, você já conta com um estilo de vida de grande conexão com a área verde.
Alguns locais possuem uma visão bem fechada para a vegetação, com uma mata bem densa e próxima, enquanto outros possibilitam uma visão mais ao longe, que abrange o horizonte e até mesmo algumas fazendas. Outros lotes, ainda, contam com um vislumbre urbano junto ao horizonte.
No Condomínio Santa Mônica há muitos terrenos com árvores bem desenvolvidas que você pode preservar. O próprio regulamento do condomínio rege que há uma porcentagem mínima de área verde que você deve preservar no seu terreno. Essa preservação não é flexível quando se trata de uma Área de Preservação Ambiental, a qual deve ser mantida intacta.
Alguns lotes encontram-se próximos a uma grota (um pequeno vale ou depressão, onde a água pode se acumular ou fluir na época de cheia). Isso traz um verde mais vivo e mais frescor, mas também restringe os limites da construção, que devem respeitar o distanciamento mínimo com relação à grota.
É interessante observar de que forma poderíamos aproveitar as vistas para a área verde a partir da sua casa. Nesse sentido, vale avaliar a vizinhança, para ver as construções que podem ou não obstruir a sua visão para o verde.
Veja o vídeo a seguir e saiba como aproveitar melhor as vistas da sua casa:
5) Análise do solo:
Para o projeto de estruturas, é crucial realizar uma análise detalhada do solo para determinar a profundidade do solo resistente. Isso é fundamental para garantir uma base sólida e estável para a estrutura que será erguida.
Em algumas áreas do Condomínio Santa Mônica, é comum encontrar solos bastante duros, até mesmo de difícil penetração para fazer os furos de fundação. Isso, em geral, não é fator preocupante em termos de custos ou prazos.
Pelo contrário, solos duros tendem a necessitar de menor profundidade de fundação. E pode até mesmo haver pedregulhos bem interessantes em termos decorativos.
Se você deseja construir em um solo duro, é válido fazer uma análise de solo com uma empresa especializada. Porém, recomendamos que você invista nesse serviço apenas quando o terreno em questão é uma opção que realmente está entre as suas favoritas e com uma negociação um pouco mais avançada.
6) Entorno:
O entorno do Condomínio Santa Mônica, como um todo, influenciará em muito do seu estilo de vida e sua rotina.
É uma região em desenvolvimento em termos de opções comerciais e longe do centro urbano. Porém, as rodovias de acesso ao condomínio são de ótima fluidez.
Isso pode levar você a considerar: uma boa despensa, um escritório confortável e uma garagem com uma vaga a mais do que o de costume. Já vá tomando nota para o seu projeto.
7) Análise do ambiente:
Ao realizar uma análise do ambiente de um terreno para qualquer projeto de construção, é fundamental considerar os seguintes aspectos: insolação, ventos, acústica, qualidade do ar e área preservada.
Vamos considerar ponto a ponto, com foco para os lotes do Condomínio Santa Mônica:
Insolação: A posição do terreno em relação ao sol ao longo do dia e durante diferentes épocas do ano será importante para a orientação ideal da construção e para a locação dos espaços de lazer. Resguardadas as devidas proporções, vale dizer que essa não é uma preocupação tão iminente, já que o Condomínio Santa Mônica costuma ter temperaturas mais baixas no contexto brasiliense. Mas isso não faz com que a insolação no terreno seja um fator desprezível, principalmente se você deseja uma casa com grandes aberturas. Vale lembrar que, como mencionado acima, a chamada parte baixa do condomínio apresenta temperaturas mais baixas, por ter maior densidade de mata encobrindo as casas.
Ventos: Os ventos certamente serão abundantes em um lote do Condomínio Santa Mônica, uma vez que os lotes são grandes, não tão ocupados por construção. Além disso, a existência de muitas áreas verdes, portanto sem nenhuma construção, também auxilia na circulação de ar.
Acústica: As fontes eventuais de ruído no Condomínio Santa Mônica são decorrentes do crescimento do residencial, ocasionadas pelas obras. Caso o lote que você tem em vista seja de potencial para muitas obras na vizinhança, avalie o real impacto desses ruídos para a sua construção e considere medidas de isolamento acústico, como vidros duplos e materiais de construção absorventes de som. Vale dizer que é uma situação passageira.
Qualidade do ar: O Condomínio Santa Mônica é conhecido por suas áreas verdes e espaços naturais, sendo a qualidade do ar na região como um todo é excelente. As áreas verdes atuam como filtros naturais, removendo poluentes do ar e proporcionando uma sensação de frescor e bem-estar para os moradores do condomínio. O fato de os lotes serem grandes faz com que se amplifique essa vantagem relacionada às áreas verdes.
Área Preservada: Como já dissemos, a região possui muitas áreas de preservação, o que poderia trazer algumas restrições para as construções. Porém, raramente esse é um problema para os lotes a venda no Condomínio Santa Mônica.
Aproveitamos para apresentar nossos projetos nessa playlist do YouTube.
Assista e inspire-se:
8) Legislação e documentos:
Os lotes do Condomínio Santa Mônica são totalmente regularizados. Isso significa que você pode adquiri-los através de financiamento.
As normas do condomínio são muito bem documentadas e organizadas, facilitando na compreensão dos potenciais de projeto e no processo de construção como um todo. O condomínio apresenta um croqui do lote, contendo as medidas principais do terreno e da área edificante, assim como a marcação das áreas de preservação ambiental obrigatória.
De toda forma, ao considerar a compra de qualquer lote, verifique cuidadosamente a documentação relacionada à propriedade. Isso garante uma compra segura e evita problemas futuros.
É importante contar com um corretor de imóveis de confiança durante todo o processo e com uma assessoria jurídica cuidadosa para analisar o contrato de compra e venda do lote.
Conte com a nossa assessoria para conseguirmos, juntos, estabelecer prioridades, enxergar as possibilidades e balancear os cenários que tivermos disponíveis.
Ficou alguma dúvida sobre como escolher um lote a venda no Condomínio Santa Mônica?
Deixe aqui nos comentários!
Quer fazer uma consultoria para escolher o seu lote?
Então vem aqui! 👇
Fontes:
Comments