Um balanço é a expressão arquitetônica do desejo de se estender, de transbordar.
Esse é um desejo que tivemos ao olhar para o que o terreno oferecia: um grande caimento e uma vista lindíssima.
Como não querer alcançar o horizonte?
Como não querer flutuar?
Antes de continuar sua leitura, saiba que publicamos este conteúdo em forma de vídeo:
Os principais desafios para esse projeto foram:
Trabalhar com o terreno em um grande desnível;
Aproveitar a bela vista do terreno;
Otimizar a área para um programa relativamente grande;
Utilizar materiais naturais de forma elegante.
O desafio da implantação do terreno nos abriu para uma nova proposta: a proposta de criar um sobrado invertido: entramos pelo nível superior e, então, descemos. Assim, criamos dois níveis: o nível inferior, semienterrado, recortando o terreno; e o nível superior, surgindo do mesmo patamar do nível da rua, como se fosse térreo, e avançando para além da superfície do terreno, como se estivesse flutuando.
O nível superior abriga os quartos, enquanto no nível inferior encontra-se a parte social da casa. Pode-se dizer, então, que a casa desenvolve-se a partir de dois volumes principais: o volume semienterrado e o volume que avança.
Você deve estar se perguntando se entraremos pela parte privativa. Fiquem aqui no post, que explicaremos como isso irá funcionar.
O desejo dos nossos clientes para a fachada da casa era trazer um ar de simplicidade. Esse desejo se adequou perfeitamente às particularidades do terreno, que é super inclinado. O próprio fato de a fachada principal da casa não revelar a casa por completo, além de fazer parecer uma casa menor e térrea, vai ao encontro dessa ideia de simplicidade.
Usamos concreto e volumes simples para evidenciar esse conceito da simplicidade. E para trazer aconchego, combinamos com as madeiras.
Como falamos anteriormente, nós criamos um sobrado invertido, ou seja, chegaremos pelo nível superior. Para que a privacidade seja preservada, criamos um hall, dividido entre um hall funcional e um hall social. O hall funcional é para o uso do dia-a-dia, de quem chega a partir da garagem. Assim, o hall funcional fica escondido, enquanto os visitantes são direcionados para descer a escada e participar de um convívio social bem amplo e bem aberto à paisagem.
Na área social, encontramos uma sala em L, abrangendo todos os outros ambientes da área social: cozinha, parte de serviços, varanda, escritório, estúdio e lavabo. Cozinha e área gourmet estão integradas, convidando-nos a formar um ambiente só. Assim, teremos uma ilha na cozinha e uma ilha na área gourmet, gerando um espaço de convívio e de culinária bastante fluido e agradável.
Como a área social está semienterrada, existe o desafio de trazer a iluminação natural e a ventilação para dentro de casa. Então, para criar janelas no estúdio de música e no escritório, criamos um jardim de inverno.
A piscina não poderia deixar de ter borda infinita, valorizando ainda mais a paisagem. Ao passearmos um pouquinho, encontramos um jardim sombreado, aproveitando o abrigo formado pelo balanço do volume superior. Aqui, finalmente, podemos apresentar o balanço estrutural, ou seja, a parte da estrutura que fica suspensa no ar. Para arrematar, então, colocamos um balanço no balanço.
Podemos subir e voltar ao nível dos quartos. Passaremos por um corredor comprido, que divide os quartos. São duas suítes e um pequeno cantinho dos chás, antes de chegarmos à suíte máster.
A suíte máster é a parte do volume que avança e que fica em balanço. Assim, quando estivermos apreciando a bela paisagem a partir do cantinho no final do quarto ou de dentro da banheira, estaremos flutuando.
Essas situações que o desnível do terreno nos apresentou irão gerar experiências únicas e formas diferentes de apreciar a vista, que é um espetáculo.
Algumas curiosidades sobre esse projeto:
A casa terá uma grande rampa pela lateral, para um pouco mais de acessibilidade;
O terreno possui 13 metros de caimento;
A questão acústica do estúdio de música será bastante trabalhada;
Nossos clientes já fizeram até um piquenique para apreciar a vista do terreno.